A vergonha e orgulho de ser brasileiro


No dia 17 de abril de 2016  a partir das 19:00hs sentir  envergonhado  por motivos que jamais pensaria. Sentir vergonha de ser brasileiro.  Isto aconteceu no momento que concentrei em frente um telão para ver a votação do impeachment  à presidenta Dilma .

Vi e, ouvi  aqueles que deveriam  me representar  usar o mais poderoso microfone para mandar abraço para filhos, esposa, e se não bastasse dizer que  seu voto era dedicado aquelas pessoas “ _ pelo meu filho(...) minha filha... minha esposa  eu digo sim ao impeachment”  estes foram eleitos não foi para defender  simplesmente a própria família e amigos, milhares de eleitores  tiveram a confiança  em dar uma carta branca para se sentir representados, inclusive naquele momento mas preferiram usar seus tempos em homenagem particular .Houve até parlamentar que dedicou o seu voto ao um coronel carrasco e torturador da ditadura militar .

Eu não estava ali para ouvir tudo aquilo, cada vez mais me tornava enojado das palavras proferidas daqueles parlamentares, fui para ouvir um sim e a justificativa razoável ou um não da mesma forma, porque era um votação  muito séria, eu pensava. As vezes  tinha que andar no meio da multidão para não ver o rosto dos votantes .

O  que me fez reerguer a cabeça foi os que realmente me representava, aqueles que votaram dizendo não a maioria se justificavam  em nome da nação brasileira, em nome de tantos mil eleitores ... e meus companheiros e companheiras indignados/as  presente e se sentindo humilhados/as como eu sentia, assim me via a responsabilidade  de passar para meus amigos amigas menos esclarecidos a responsabilidade de um voto.

Jamais esquecerei aquela noite, de ouvir tantas hipocrisias, falácias  e contradições de quem deveria ter o mínimo de respeito pelo cargo que ocupa e pela responsabilidade  que deveria ter naquele momento.

Eu  anônimo  como tantos outros /as somaremos nas ruas nas praças e no trabalho,  sempre que houver uma oportunidade  usaremos estas armas que estes oportunistas  do poder que subestimaram a nossa capacidade de raciocino  a debatermos na base, porque aqui  é que sai os votos para  mantê-los e derrubá-los .

 Joaquim Margarida Pinto 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fora Zema e suas Privatizações

A força do medo