Desabafo de um consumidor á rede de super mercado em BH

FILA EM SUPERMERCADOS É DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS.

Poucas vezes vou a supermercados para fazer algumas compras, mas sempre fico irritado e indignado com a espera em filas para fazer o pagamento nos caixas. Hoje, dia 13/10/2013, domingo, no Supermercado BH, no bairro Planalto, em Belo Horizonte, para pagar por um item no valor de 9,00 tive que esperar 1 hora. Metade dos caixas estava sem funcionários. As poucas moças dos poucos caixas em funcionamento tinham que, além de cumprir a tarefa de cobrar, empacotar também. Não tinha no supermercado BH nenhum/a empacotador/a. Muita gente ficou esperando acima de 40 minutos na fila. Só tinha um caixa para idosos, gestantes, deficientes e pessoas com criança no colo. Resultado: a fila dos idosos ficava sempre maior do que as filas dos outros poucos caixas. Chamamos o gerente e reclamamos: “Por que não duplica o número de funcionários aqui? É um desrespeito à dignidade das pessoas, em pleno domingo, terem que ficar tanta gente perdendo tempo, se irritando aqui nessas filas intermináveis. Não é justo as poucas funcionárias trabalharem sob pressão constante de filas enormes.” O gerente alegou que não encontra pessoas para trabalhar aos domingos. Retrucamos: “Com tantas pessoas desempregadas e procurando emprego, como não encontra pessoas para trabalhar? Mais provável é a gula dos donos por mais lucro. Por isso cortam ao máximo o número de funcionários e assim tem menos despesas e mais lucro.” As poucas vezes que estive no Supermercado Walmart, do bairro Planalto, em Belo Horizonte, a situação é pior ainda: grandes e intermináveis filas nos caixas. Enfim, exorto todas as pessoas que compram em supermercados -, que não somos meros consumidores, mas devemos ser cidadãos/ãs (= quem transforma a sociedade para sociedade com justiça e paz) – a não tolerar esse desrespeito à dignidade humana e aos direitos humanos das pessoas (não gosto da palavra consumidor, pois somos cidadãos/ãs, mais do que consumidores). Vamos nos rebelar contra o monte de filas que ainda existem e muitas vezes só crescem. Vamos cobrar atendimento digno, mais funcionários com salários justos e o FIM DAS FILAS que são injustas e injustificáveis.
Obs.: Além do exposto, acima, há denúncias de funcionários de que as condições de trabalho são injustas: cadeiras desconfortáveis, pressão para ir menos no banheiro, salários baixos etc.
Abraço na luta. Frei Gilvander Moreira – www.gilvander.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fora Zema e suas Privatizações

A força do medo

A vergonha e orgulho de ser brasileiro