No Dia do Idoso, levantamento revela situação assustadora no Estado



Dados mostram que mais de 100 idosos são agredidos por mês em Minas Gerais.

Fonte: Rádio Itatiaia
01 de Outubro de 2012 por Ana Carolina Dias
Nesta segunda-feira (1) é comemorado em todo Brasil o Dia do Idoso. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que em 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

Até lá, a expectativa é que diminua a violência contra os mais velhos. Para se ter uma ideia, mais de 100 idosos são agredidos por mês em Minas Gerais.

A doutora Margaret Rocha, que chefia a divisão da Polícia Civil de Minas que cuida de crimes praticados contra a mulher, contra os idosos e contra os portadores de deficiência, confirmou que foram mais de 600 queixas de violência contra os idosos apenas no primeiro semestre deste ano.

"São muitas denúncias que chegam através do 181, que é uma denúncia anônima. A partir de então, nós determinamos que vá uma equipe de policiais ao local para averiguar a veracidade dessas denúncias. Nós temos que levar em consideração o aumento da população de idosos, por isso que o Estado tem que se ater muito para a gente poder viabilizar políticas públicas que garantam ao idoso segurança e tranquilidade.", afirmou.

Ela ainda ressaltou a importância dessas denúncias para que os crimes possam ser investigados e solucionados. "Eu estimulo que as pessoas continuem denunciando, porque, através da denúncia nós vamos poder investigar vários crimes contra os idosos.", disse.

De acordo com dados do Disque Direitos Humanos 0800 031 1119, a maioria dos crimes são classificados como abandono, abandono material, lesão financeira e maus tratos.

A delegada constatou o indicativo de que a maior parte dos crimes é cometido por pessoas que estão próximas aos idosos. "Muitas vezes o idoso convive com seu próprio agressor e depende daquela pessoa, porque ele está em estado vulnerável e aquela pessoa que está ajudando é o agressor.", concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fora Zema e suas Privatizações

A força do medo

A vergonha e orgulho de ser brasileiro