Projeto da Catedral Cristo Rei,em bh criado por Oscar Niemeyer
Arcebispo de Belo Horizonte apresenta projeto da Catedral Cristo Rei, criado por Oscar Niemeyer
Dentro das comemorações de seus 90 anos, a arquidiocese de Belo Horizonte (MG) apresenta aos fiéis o projeto da Catedral Cristo Rei - Santuário da Divina Misericórdia. O projeto foi elaborado por Oscar Niemeyer, e prevê a edificação de um grande templo, que terá capacidade para receber, em sua parte interna, cinco mil pessoas. A praça externa, que compõe o complexo arquitetônico, poderá acolher outras 15 mil. A Catedral será a sede definitiva da arquidiocese de Belo Horizonte e reunirá todas as Pastorais, além dos meios de comunicação e o Memorial Arquidiocesano.
No próximo sábado, dia 2 de julho, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai apresentar aos fiéis os detalhes da Catedral. A apresentação ocorrerá durante um momento de espiritualidade, no ginásio do Mineirinho, que também contará com a presença do bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol, do padre Fábio de Melo e da cantora Celina Borges. O encontro está marcado para 13h30 e os fiéis podem buscar os convites, que são gratuitos e limitados, em suas respectivas paróquias.
A ideia de construir a Catedral Cristo Rei é antiga, vem desde o início da arquidiocese, com seu primeiro arcebispo, dom Antônio dos Santos Cabral. Quando o primeiro arcebispo chegou à capital mineira, em 1922.
Em 2004, dom Walmor Oliveira de Azevedo, ouvindo perguntas sobre a Catedral Definitiva, decidiu retomar o projeto e o desafio de refletir o papel importante da Catedral para a região: lugar da espiritualidade, da cultura e da educação, da arte e do cuidado com os pobres, do pensamento e do diálogo. Em 2005, dom Walmor viajou ao Rio de Janeiro e pediu, pessoalmente, ao arquiteto Oscar Niemeyer que concebesse o projeto da Catedral Cristo Rei. Convite aceito, um ano depois, em 2006, o arquiteto apresentou uma proposta que, nos anos seguintes, ainda seria retrabalhada e discutida. Até que, em 2010, Oscar Niemeyer assina o contrato referente aos projetos do Conjunto Arquitetônico Catedral Cristo Rei.
De acordo com Oscar Niemeyer, será a última catedral que ele fará. O projeto, de acordo com ele, “tem tudo o que um arquiteto pode querer: aspectos relacionados à estrutura, luz, contraste da forma e da natureza. É uma arquitetura rica, complexa e abrangente”, disse Niemeyer.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo enfatiza a importância do projeto, não só para a região metropolitana, mas para todo o estado, lembrando que “cada Catedral é compromisso com o Reino de Deus”. O arcebispo lembrou ainda que, ao escolher Oscar Niemeyer para conceber o projeto, considerou a importância do renomado arquiteto para Belo Horizonte. A partir dos traços de Niemeyer surgiu o complexo arquitetônico da Pampulha, um dos principais cartões postais da capital mineira, obra que projetou internacionalmente o nome do arquiteto.
Fonte: www.cnbb.or.br
Comentários
Postar um comentário