Novo Código florestal


No Rio, Camila Pitanga pede veto de Dilma ao novo Código Florestal

Ela apresentava homenagem a Lula no Rio de Janeiro e interrompeu fala.
Lei ambiental foi aprovada no Congresso e está sob análise da presidente.

Janaína CarvalhoDo G1 RJ
4 comentários
Camila Pitanga apresentou a solenidade de entrega de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula (Foto: Luiz Roberto Lima/Futura Press)Camila Pitanga apresentou a solenidade de
entrega de título de Doutor Honoris Causa ao
ex-presidente Lula (Foto: Luiz Roberto Lima / Futura
Press)
Durante cerimônia de entrega de título de Doutor Honoris Causa de cinco universidades federais do Rio de Janeiro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (4), a atriz Camila Pitanga quebrou o protocolo para pedir que a presidente Dilma Rousseff, que acompanhou o evento, vete o novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso no fim de abril e que está sob análise da presidente, que pode vetar parcial ou totalmente o texto.
Camila Pitanga falava que se sentia honrada em participar da entrega do título a Lula, quando pediu licença de Dilma para quebrar o protocolo e disse: "Veta, Dilma". A atriz foi aplaudida e a presidente Dilma cumprimentou Camila Pitanga com a cabeça.
O "Veta, Dilma" é um movimento organizado por entidades da área ambiental nas redes sociais contra o texto do novo código, que trata da preservação ambiental nas propriedades rurais. Para ambientalistas, o código pode levar ao aumento do desmatamento no país.
Na semana passada, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, havia afirmado queDilma deverá vetar partes do projeto do novo Código Florestal que representem anistia para desmatadores.
"Eu tenho a convicção, até porque ela [Dilma] já manifestou inúmeras vezes, que o que representar anistia não terá apoio, não terá respaldo do governo. Qualquer questão que possa ser interpretada, ou, na prática signifique anistia, eu acredito que tenha chance de sofrer o veto porque ela [Dilma] já tinha anunciado", disse Ideli.
Recomposição
O texto aprovado no Congresso manteve regra aprovada no Senado que obrigava os produtores a recompor vegetação desmatada em beiras de rio, numa faixa de no mínimo 15 metros ao longo das margens. O relator, porém, incluiu dispositivo segundo o qual a exigência de recomposição para pequenos produtores "não ultrapassará o limite da reserva legal estabelecida para o respectivo imóvel".
A reserva legal é o percentual de mata nativa que deve ser preservado nas propriedades privadas(varia de 20% a 80% do tamanho da terra, dependendo da região). O artigo de Piau visa evitar que a área de recomposição de APPs se torne muito maior do que a propriedade que poderá ser mantida pelo produtor.
Fonte G1.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS GRIFES DE ROUPAS ESTÃO USANDO TRABALHO ESCRAVO

Vereadores de Ribeirão das Neves que são contra a criação da CPI da merenda escolar

DER promete tomar providencia no transporte coletivo de Ribeirão das Neves